Mais tranquila

Foi realmente muito útil pra mim conhecer este blog e obter informações reais de casos reais. Me ajudaram muito.
Depois que minha mãe parou de usar o Reminyl, mudou tudo.
Ela está mais tranquila, mais situada, não briga mais com a cuidadora do meu pai. Só isso já deu um alivio muito grande pra nós porqeu as brigas dela fazial muito mal a ela propria, a meu pai, a mim e a moça que cuida do meu pai, de quem ainda não posso abrir mão.
Estive conversando com o médico dela, expus a situação e ele concordou que ela ficasse sem nenhuma medicação desse tipo até a proxima consulta , dia 6/10.
Outro dia conversamos longamente sobre a época em que ela conheceu e se casou com meu pai (ainda na Paraiba), e como eu já conheço a historia, vi que ela relata tudo como sempre fez. Sempre gostei de ouvi-la falar sobre a vida na roça, que onde eles viviam não sofriam com a seca, e tinham alimentação suficiente pra todos, entre frutas, verduras e animais de criação.
Outra ocasião fiz um joguinho perguntando tres coisas especificas, tipo 3 frutas, 3 cores, 3 aves, etc. , e ela respondeu coerentemente. EStou pensando em fazer o mesmo teste que o médico faz, pra ver como ela se sai, porque na ultima vez foi desatroso, o que fez o medico tirar o Alois, passar para o Eranz , depois para o Reminyl ER e começar toda aquela encrenca em casa. Agora ela já diz em que mes e ano estamos, presta mais atenção à TV e faz comentários. Quando encontramos alguem na rua, ela conversa normalmente, pergunta por outras pessoas, etc. conversa normal que se tem quando se encontra algum conhecido na rua.
Claro que ela tem uns esquecimentos, mas acho que ainda não dá para enquadra-la como alguem que tem Alzheimer (não descarto que venha a ter no futuro). Acho legal quando ela vai sair e procura trocar de roupa, pentear o cabelo, passar batom, usa roupas coerentes, não usa saia com tenis por exemplo, nem vai ao medico ou a igreja de tenis e bermuda, essas coisas. A gente que convive no dia a dia vai percebendo esses pequenos detalhes. Ela mantem a cozinha sempre arrumada, sem louças na pia nem nada em cia do fogão, esquenta o pão no gril e nunca esqueceu de desligar. Não esquece gas aberto nem que precisa tomar medicações na hora certa. E tem, noção de que às vezes esquece algumas coisas e que por isso eu deixo as medicações separadas em potinhos com a hora de tomar; e anotações quando é necessario que ela faça alguma coisa diferente, tipo temperar o feijão ou fritar peixe para o almoço. Ela está muito bem, embora não a ponto de ficar sozinha em casa com meu pai. Ela não está apta para assumir a casa sozinha tendo o meu pai na cama. Mas como eu afirmei em outras ocasiões, tão logo o meu pai adquira alguma autonomia, tipo passar para a cadeira sozinho, ou conseguri ficar de pé com o andador ou com muletas, ela vai melhorar. Aliás, meu pai está se sentando sozinho na cama, e isso já deu à miha mãe uma grande alegria e confiança. Às vezes eu chego em casa e ele já está na cadeira ao lado da cama e ela toda feliz preparando o jantar dele.
Puxa, se voces tambem pudessem experimentar essa sensação que estou sentindo, seria maravilhoso.
Peço a Deus que voces todos tenham paciencia , muito amor, e muita fé, porque esses são os ingredientes principais para nos manter vivos e poder ajuda-los.
Grande abraço a todos
Ana Cristina

Oi, Salete. Que bom voce ter enviado este comentario. Eu já estava até com a consciencia meio pesada porque vejo sempre no blog o sofrimento dos participantes que tem alguem doente na familia, e minha mãe está tão bem!
Mas de qualquer maneira acho que meus relatos podem ser de utilidade para alguem que tem um parente na mesma situação que minha mãe , e que esta sendo tratado da forma errada.
Segunda feira será a consulta com o médico que trata dela. Acho ele um ótimo profissional, mas ele não convive com minha mãe, certo? Tenho certeza que essa proxima consulta será muito animadora. Minha mãe está tão bem!! NOssa vida está tão mais tranquila.
Agora o que está me entristecendo é que meu pai está demorando muito a se recuperar, e ficar pagando uma pessoa para cuidar dele está pesando muito no orçamento, Meu irmão que mora numa casa em cima da nossa não ajuda em nada, nem moralmente e muito menos financeiramente. Fica tudo nas minhas costas, e isso está sendo muito duro.
Eu acho que devo levar meu pai ao neuropsiquiatra tambem, porque existe algum bloqueio nele, um medo de ficar de pé, sei lá, ele está forte fisicamente, bem saudavel, fez dois exames de sangue completos depois que saiu do hospital e está ótimo. A pressão arterial está controladissima. Ele come e dorme muito bem, está mentalmente ativo, conversa normalmente, ri, conta historias, faz piada de tudo. Só não fica de pé!!
Depois que eu tive uma conversa bem séria com ele, e até chorei, dizendo que ele tem que melhorar porque ficar pagando a moça está muito dificil, era uma situação para durar tres ou quatro meses e já se vão nove meses. Ele tem que colaborar, se esforçar pra progredir, até os fisioterapeutas disseram mais de uma vez que falta vontade da parte dele. Então depois desse meu desabafo ele ficou mais empenhado em querer se levantar. Por isso que eu acho que um neuropsiquiatra seria de grande ajuda, porque quando o ajudo a levantar, percebo o medo que ele tem de cair.
É como voce diz, um dia após o outro, e sem perder a esperança
Beijos
Ana Cristina

Bom dia , Paz e Bem!!
que noticia boa,não é mesmo? queria partilhar com vc que minha tbem está neste processo, voltando devagarinho, depois de meses acamda, hj ela ja se levanta e caminha alguns passos, se ergue na cama sozinha, a coluna ja esta flexivel, se alimenta melhor, ja engordou um pouco, aí vem a duvida: não é Alzheimer?se ela só toma medicação pra esta doença o Alois e o Melleril, o médico quer esperar mais um pouco pra ver se não volta a ter crises.Ela esta bem calma, aceitando a situação de dependencia , conversa, se alimenta sozinha,pede as coisas, mas ainda temos cuidadora, pois toma banho de leito, até pq aqui no sul ainda está frio e ela ja passou por pneumonia, então banho só no quarto com aquecedor, mas estamos confiantes desta melhora, oq aconteceu?olha foram tirados todos os psicotrópicos, eram muito fortes e piorava o estado dela.
Enfim como vc fala é uma sensação muito boa esta, até qdo? não sei, mas com elas é um dia de cada vez.Desu abençõe vc , sua mãe e seu pai.
Obs: meu pai tem cancer de prostata, mas esta controlado, ele melhorou bem com a melhora da mãe.Abraços